CERIMÔNIA

Comitiva da FAB participa da inauguração do simulador de voo do KC-390 Millennium

Cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (15/06), em São José dos Campos (SP)
Publicada em: 17/06/2023 14:02
Imprimir
Fonte: EMBRAER e FAB
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia

A Embraer inaugurou, nessa quinta-feira (15/06), seu primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator - FFS) para o jato multimissão KC-390 Millennium. A cerimônia de inauguração ocorreu na Embraer Academy, na unidade Eugênio de Mello, localizada em São José dos Campos (SP), e contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Portuguesa (FAP), além de representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador com sede na Alemanha.

Da FAB, participaram do evento o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; entre outros Oficiais-Generais.

Segundo o Comandante de Preparo, a existência de um simulador de aeronave é um diferencial significativo, pois representa um ganho operacional, de segurança e de economia. "O equipamento proporciona treinarmos os pilotos em circunstâncias que não faríamos normalmente ou porque seriam muito caras ou muito perigosas. Agora há a possibilidade de fazermos vários tipos de adestramentos em uma mesma missão. Desse modo, o simulador modifica completamente a formação de um piloto”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

“O novo simulador de voo do C-390 atenderá a demanda de clientes atuais e futuros por treinamento básico e avançado de pilotos, contribuindo assim para uma operação segura e efetiva da aeronave”, completou o Presidente & CEO da Embraer Serviços & Suporte, Johann Bordais.

O simulador de voo do KC-390, com qualificação de nível D, inclui a operação em condições normais e emergenciais, pacote para suporte em operações militares e conta com mais de 350 simulações de falhas. Além disso, o simulador tem fácil manutenção e uso confortável para os pilotos em treinamento.

Segundo a Embraer, Brasil, Portugal e Hungria serão os primeiros países a utilizar esse equipamento, que permite a prática segura de manobras e procedimentos de emergência, assim como outras condições adversas de voo, com custos reduzidos e sem riscos à operação.

KC-390 Millennium 

O KC-390 Millennium é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. 

Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. 

Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

imagens/original/45685/230615MUL0151Muller_Marin.jpg
imagens/original/45685/230615MUL0239Muller_Marin.jpg